(11) 4538-1258 (11) 4538-5617
Nextel: 8 9 * 7 0 7 7
vendas@babooska.com.br

R. Rui Barbosa, 492 Centro - Itatiba/SP
Facebook Chaveiro Babookska

Curiosidades

Fechaduras

As primeiras fechaduras que foram usadas em Roma eram extremamente simples: consistiam em duas argolas, uma em cada aba da porta, e entre elas passava-se um prego (em latim “clavus, clavi”).

Este sistema facilitava tanto o trabalho dos ladrões que, para evitá-los, os artesãos foram criando sistemas mais complexos, nos quais se conferia ao prego uma forma específica para cada porta, de forma que só o dono da casa ou quem tivesse consigo aquele prego poderia abrir e fechar. Com esta novidade, o nome do prego (“clavus”) mudou ligeiramente para chamar-se “clavis”, da qual se originou em nossa língua a palavra “chave”.

O jurisconsulto Papiniano usava a expressão ´clavem tradere´ com o sentido de ´entregar a administração dos bens´, e Cícero usou ´claves adimere´ como ´tirar as chaves à mulher, repudiá-la´. Em sentido figurado, usou-se ´clavis scientiae´ como ´chave da ciência´.

Chave

A invenção da chave e da fechadura em forma de cilindro se devem ao americano Linus Yale. Fechaduras semelhantes eram usadas no antigo Egito cerca de 4.000 anos atrás, porém eram muito grandes e feitas de madeira. A fechadura de cilindro com chave chata foi patenteada em 1861 pelo filho de Yale.

-->